Tutoriais

Tutorial: Academy 1/72 P-40B Tomahawk – Parte 3 – Detalhes Internos

Nesta etapa, vale muito a criatividade do modelista, assim como sua habilidade e paciência. No meu caso, sou muito mais paciente do que habilidoso, então vale a dica de sempre continuar tentando melhorar o detalhamento de seu modelo.

Fiz alguns detalhes do cockpit, painel de instrumentos e da área de carga deste 1:72 Academy Custiss P-40B Tomahawk, todos do “zero” ou scratch building. Basicamente, utilizei placas de estireno lisas e brancas, arames bem finos (0.2 mm), cola branca e impressos em papel comum. Realmente nada caro e de fácil acesso.

Eu também fiz algumas modificações na fuselagem do avião, criando novos flaps e abrindo o compartimento de carga. Você pode encontrar mais detalhes sobre isso aqui neste artigo!

Então vamos aos detalhes:

Detalhes do Painel de Instrumentos

Primeiramente, encontrei uma boa imagem de referência na Internet e coloquei em um documento Word comum. Fiz as devidas correções de tamanho para que a escala da imagem fosse igual ao do modelo (o caso, 1:72). Também copiei e colei a imagem várias vezes e alterei seu contraste e coloração. Usando o formato da imagem e suas dimensões, cortei um pedaço de estireno que será o nosso painel de instrumentos.

Painel impresso sobre um pedaço de estireno

Existem dois objetivos aqui: 1) usar a impressão como base para perfurar os medidores do painel e 2) usar os desenhos dos medidores na impressão como fundo do painel de instrumentos.

Com uma das impressões sobre o pedaço cortado de estireno, utilize uma pequena perfuratriz para criar os furos dos medidores do seu painel de instrumentos. A impressão sobre o plástico servirá como “guia” para seus furos. Estes medidores geralmente não são do mesmo tamanho, então esteja preparado com brocas de diferentes tamanhos. No meu caso, usei brocas 0.8 mm, 0.6 mm e 0.4 mm.

Perfuratriz e o painel impresso (1/72)

Depois de criar os furos, basta dar um acabamento na sua peça, pintá-la e colocar a outra impressão sob o novo painel. Os medidores impressos devem se alinhar aos furos que você acabou de fazer. Fique atento a espessura de sua peça para melhor vizualização dos medidores. Esmaltes incolores podem ser usados para criar o efeito de vidro dos medidores. Basta preencher os furos com o esmalte.

Painel de instrumentos finalizado

Detalhes do Cockpit e Assento

Os detalhes laterais do cockpit também foram criados do zero. As peças que simulam a estrutura do avião são pequenas tiras de estireno cortadas manualmente com um estilete ou hobby knife (veja algumas dicas de segurança). As outras partes também são pequenas peças, mas dois detalhes merecem destaque:

Detalhes do cockpit e do compartimento traseiro
  • Os acabamentos arredontados foram feitos com sucessivas camadas de cola branca. Bastava um pequeno contato de cola branca de cada vez, esperar secar e aplicar novamente, até que o tamanho do acabamento ficasse correto.
  • As pequenas placas de identificação foram criadas no computador e impressas em papel comum. Várias ferramentas podem ser usadas, deste de ferramentas gráficas como Fireworks, Corel até mesmo Microsoft Word ou Paint.

Quando ao assento, fitas adesivas e arames com 0.2 mm de espessura foram usados em sua confecção. Veja todos os detalhes de sua construção no artigo “Dicas – Fazendo Cintos de Segurança“.

Detalhes da Área de Carga

Da mesma forma, todos os itens foram criados manualmente. Aqui, o destaque fica por conta dos arames imitando dutos metálicos e o efeito da estrutura do avião. Para fixação dos arames, utilizei cola branca junto com peças plásticas. Basicamente, a cola branca mantém o arame na peça plástica e colas adesivas comuns de plastimodelismo matém este plástico colado a estrutura do avião.

Artigos relacionados



Tags: , ,

Deixe uma resposta

Comment
Nome*
Mail*
Website*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.