1/72 Academy Curtiss P-40B Tomahawk Tutoriais

Tutorial: Academy 1/72 P-40B Tomahawk – Parte 1 – Pesquisa

Bem vindo ao primeiro tutorial do All About Kits!
Este tutorial trará todos os detalhes sobre a montagem de um Academy Curtiss P-40B Tomahawk, escala 1/72.Esta primeira parte é sobre Pesquisa – coletar informações sobre o objeto real, no nosso caso aqui um Curtiss P-40B Tomahawk. Como todo início de projeto, uma pesquisa bibliográfica detalhada e um bom entendimento do manual de instruções ajudam muito no preparo do modelo para montagem. Fotos e informações sobre a versão real do modelo são fundamentais, principalmente se você tem planos de adicionar mais detalhes ao seu kit e mantê-lo o mais próximo da realidade.

Referências

As referências listadas aqui me ajudaram principalmente em visualizar detalhes do cockpit, painel de instrumentos, flaps e compartimentos internos e de trem de pouso – inclusive cabos hidráulicos do trem de pouso. Também foi importante para identificar alguns padrões de cores usados no cockpit e partes internas do avião.

Utilizei os seguintes sites para me ajudar na montagem do Curtiss P-40B:
http://www.p40warhawk.com/Models/Technical/Technical.htm
http://www.cybermodeler.com/aircraft/p-40/p-40b_walk.shtml

Analisando Kit

O kit por si só é bem simples. Possui apenas 46 peças (uma delas é transparente – a canopi) distribuídas em 3 grades separadas. As linhas de painel são em baixo relevo e você pode escolher a posição do trem de pouso e algumas armas. Também encontramos o manual de instruções e uma cartela de decalques, que possuem apenas a opção para a Força Aérea da China.

Similar posts

Manual de Instruções

O manual de instruções deste kit representa toda a simplicidade de sua construção. Inclusive, é um dos manuais mais simples que já encontrei. Se você quiser visualizá-lo ou mesmo fazer o seu download, basta clicar no ícone PDF ao lado. Estas são minhas considerações gerais:

  • Possui apenas 2 páginas e descreve toda a montagem do kit em 8 passos.
  • Faltam numerações de peças no manual e algumas delas já aparecem montadas, apesar de serem compostas por mais de uma só parte, dificultando a montagem para plastimodelistas iniciantes.
  • Não existem instruções sobre a pintura das peças. Apesar de existir uma indicação para procurar por mais informações sobre pintura e decal na caixa do kit, estas informações não estão lá.
  • Como não existem instruções sobre a pintura, consequentemente não há uma lista de tintas que você irá precisar.
  • As instruções sobre a colocação dos decalques também são incompletas.
  • Basicamente, as decisões sobre pintura são do plastimodelista.

Conclusão

De qualquer forma, este kit é muito bom se você planeja adicionar alguns detalhes e aprimorar seu processo de planejamento e criatividade. Felizmente, este kit não é caro e ele possui inúmeras variações de esquemas de cores para referência.
Espero que este tutorial seja útil e não se esqueça de dar uma olhada nos nossos próximos tutoriais, incluindo mais detalhes sobre o próprio Academy 1/72 Curtiss P-40B Tomahawk.

Um abraço!


Tags: , ,

Deixe uma resposta

Comment
Nome*
Mail*
Website*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.