Tutoriais

Tutorial: Academy 1/72 P-40B Tomahawk – Parte 2 – Cortando

Continuando nossos tutoriais a partir do “Tutorial: Academy 1/72 P-40B Tomahawk – Parte 1 – Pesquisa“, depois de fazer a pesquisa e definir um plano de montagem e pintura, agora é o momento de mostrar como cortar algumas parte do Academy 1/72 P-40B. Como sempre, é muito importante uma boa pesquisa e o entendimento do Manual de Instruções e se familizarizar com o kit, incluindo a localização das peças e decalques.

Cortando Tudo

Academy 1/72 Curtiss P-40B Tomahawk - DetailsPrimeiro, decidi quais áreas irão receber mais detalhes. Assim, eu escolhi os flaps das asas, exaustores, compartimentos internos e os compartimentos do trem de pouso.

Criando Novos Flaps

Eu comecei cortando os flaps fixos nas asas usando um scriber para minimizar qualquer dano na parte externa da asa. Este tipo de ferramenta nos permite remove uma fina camada de plástico a cada passada sobre a mesma linha. Assim, depois de remover algumas camadas, podemos dobrar a peça para frente e para trás até que ela se quebre, sem danificar a peça maior.

Depois disso, eu cortei quatro peças de plástico planas e colei todas elas. Depois de seco, eu lixei a peça até que ela tivesse o formato de um novo flap.

Eu também aproveitei o momento e adicionei alguns outros detalhes à asa…

Academy 1/72 Curtiss P-40B Tomahawk - Creating new Flap    Academy 1/72 Curtiss P-40B Tomahawk - Creating new Flap    Academy 1/72 Curtiss P-40B Tomahawk - Creating new Flap

Removendo os Exaustores Originais

Primeiramente, eu escolhi uma ferramenta de corte diferente para remover os exaustores. Uma retífica.
Então, eu escolhi uma lixa do tamanho correto e apliquei na fuselagem do P-40B Tomahawk. O nervosismo era grande 🙂
Estas lixas em uma retífica em alta rotação geram calor e este calor pode deformar a peça se você não tomar cuidado.

Artigos Relacionados

Criando o Compartimento para o Trem de Pouso

Eu sempre tenho algumas folhas de estireno comigo, então eu cortei algumas peças e construi um compartimento para o trem de pouso. Neste caso, eu usei uma folha de estireno plana branca, da Evergreen Scale Models, com 0,4mm de espessura. Esta espessura faz com que o plástico seja bem flexível e fácil de usar. Então, eu consegui criar uma peça de borda arredondada e colei a peça acompanhando a abertura arredondada já existente na asa.
A montagem é simples mas tem um efeito visual bem melhor do que apenas uma simples abertura na asa.

    

Cortando a Canopi

Neste caso, eu usei uma pequena serra da Revell dedicada a cortes finos e delicados. Uma vez que esta peça é transparente, qualquer erro poderá causar um dano irrecuperável na peça.
Assim, eu coloquei um pedaço de isopor sob a canopi para dar apoio e comecei a cortar de forma bem suave e lenta. Felizmente não houve danos.

        

Conclusão

Adicionar detalhes a um modelo é sempre desafiador, especialmente quando trabalhamos com escala 1/72. É necessário muita concentração, atenção aos detalhes e, o mais importante, paciência!e!

O scriber e a retífica, por exemplo… na verdade, esta foi a primeira vez que usei estas ferramentas para cortar partes de um kit, como a asa e a fuselagem do P-40B Tomahawk. Eu sempre precisei ficar lembrando de me concentrar para criar uma linha única… É muito fácil colocar muita pressão ou fazer aquilo rápido demais e escorregar a ferramenta da linha principal e criar uma nova… estas ferramentas podem com certeza danificar seu kit com apenas um pequeno “escorregão”. Então todo cuidado é pouco!

Lembre-se também de se manter seguro quando estiver usando este tipo de ferramenta.
Algumas dicas de segurança estão disponíveis neste artigo aqui: Praticando o Hobby com Segurança

Espero que aproveitem as dicas!


Tags: , ,

Deixe uma resposta

Comment
Nome*
Mail*
Website*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.