All About Kits Essencial Tools Ferramentas, Truques e Dicas

Ferramentas Básicas para Iniciantes

Qualquer pessoa que começa a prática do Plastimodelismo precisa de um conjunto mínimo de ferramentas. Tesouras, alicates, estiletes, lixas, colas, tintas e máscaras são apenas o começo da lista de ferramentas e acessórios. Neste artigo, estarei explicando, de forma um pouco superficial, a utilização de cada uma delas. Ao longo do tempo, tenho certeza que artigos mais detalhados sobre cada ferramenta irá surgir aqui no blog, assim como mais dicas e exemplos de materiais disponíveis no mercado.

Ferramentas cortantes

All About Kits Cutting toolsAqui vamos falar sobre tesouras, alicates e estiletes usadas para montar seus modelos. Cada uma delas pode ter uma variedade de tipos e fins diferentes. A grande maioria delas podem ser encontradas em casas de ferramentas em geral. Mas se você estiver disposto a investir em melhores materiais, escolha sempre as marcas destinadas ao próprio hobby, como Tamiya, Revell, entre outras.

Tesouras

No meu caso, uma tesoura simples será necessária apenas para cortar os decalques na hora de aplicá-los em seu modelo. Nada de especial, apenas para facilitar o corte e a precisão, sem se preocupar muito com segurança.

Alicates

Você pode utilizar vários alicates diferentes durante a montagem de seu kit, mas o principal deles é o alicate de corte usado para destacar as peças das grades de plástico. Nunca dobre as peças plásticas “para frente e para trás” para retirá-las das grades. Isso pode danificar as peças. Outros alicates podem ser usados para dobrar arames ou moldar outros tipos de peças.

Estiletes

Com certeza mais um item em que marcas destinadas ao hobby fazem a diferença.
O tamanho do corpo do estilete e o formato das lâminas fazem toda a diferença aqui e assim, várias opções estão disponíveis.

Nas fotos a seguir, nestes dois estiletes feitos especificamente para o hobby, podemos ver as diferenças no formato do corpo e das lâminas. Uma tem o corpo arredondado mas com uma parte metálica hexagonal, enquanto a outra possui todo o corpo em formato hexagonal. Isto evita que o estilete role pela mesa e possa cair em você. As lâminas também possuem tamanho e formato diferentes. O estilete da Tamiya possue uma lâmina menor que é feita para um corte mais limpo e exato.

All About Kits Cutting tools - Hobby Knifes     All About Kits Cutting tools - Hobby Knifes

Lixas

All About Kits Essential Tools - AbrasivesAs lixas são usadas para dar acabamento às peças individualmente ou mesmo após a colagem delas. Aqui também existe uma grande variedade de tipos e utilizações.
Eu, basicamente, uso dois tipos de lixas: metálicas e em papel.
As metálicas são obviamente rígidas e são usadas para desgaste maior das peças, mas com acabamento grosseiro. Estas lixas são perigosas… uma passada a mais e sua peça pode ficar danificada.
As lixas em papel são mais finas e dão o acabamento certo. Sua gramatura define o nível de desgaste e acabamento da peça. Quanto mais fina a lixa, menos desgaste e melhor acabamento. Algumas destas lixas são ditas lixas d’água, que funcionam muito melhor quanto estão molhadas.
Elas podem ser compradas em qualquer loja de material de construção ou pintura.

Colas e Putty

All About Kits Essential Tools - Cement, Glue and PuttyColas

Aqui sim vai a minha recomendação de usar apenas colas destinadas ao hobby e específicas para a colagem de plástico. Não use colas convencionais, exceto cola branca para preencher espaços vazios. Elas podem danificar o modelo, ter um tempo de secagem muito grande ou simplesmente não funcionar como esperado.
Fique atento aos h3ersos tipos de aplicadores destas colas. Isso pode facilitar, e muito, a sua vida durante a montagem de seu kit.

Algumas colas podem deformar ou derreter o plástico, então muita atenção durante sua aplicação e não deixe restos de cola em seus dedos. Este resto de cola pode ser aplicado acidentalmente na superfície de seu modelo no momento em que for pegá-lo.

Outra informação importante é que estas colas podem ser tóxicas por conter algum tipo de solvente, então muito cuidado na sua utilização e não as deixe ao alcance de crianças. Veja sempre as orientações de segurança e seus componentes químicos.

Putty ou Massas Adesivas

As “putty” são massas para o preenchimento de espaços vazios, geralmente como resultado de um encaixe não muito perfeito entre peças do modelo. Também podem ajudar no conserto de pequenas falhas e acidentes. Elas podem ser de vários tipos, inclusive aquelas massas Epoxi que encontramos em lojas de material de construção ou até mesmo cola branca. Cada uma tem sua maneira de aplicação e resultados diferentes, então comece com uma comum, como a Tamiya Putty Basic Type, e vá alternando conforme outras necessidades vão aparecendo.

Tintas e Máscaras

All About Kits Essentials Tools - Paint, Mask and BrushesTintas

Existem basicamente dois tipos de tintas: tinta acrílica a base d’água e a tinta a óleo. A diferença é simples. As tintas acrílicas podem ser diluídas com água e as tintas a óleo precisam ser diluídas com algum outro solvente ou thinner. As tintas acrílicas podem ser aplicadas sem problemas em superfícies plásticas assim como a tinta a óleo. A principal diferença é que tintas a óleo possuem secagem mais longa, produzindo um acabamento melhorado, assim como uma resistência maior.

Minha recomendação para os iniciantes é de começar com tintas acrílicas, por serem mais seguras e de diluição mais simples.

Outra diferença simples entre as tintas é que elas podem ser foscas (em inglês, “flat”) ou brilhantes (em inglês, “gloss”) o que acaba sendo muito importante na pintura de seu modelo. Por exemplo, talvez um tanque de guerra não fique muito bom com uma pintura brilhante.

Cada fabricante de tintas possue seu esquema de cores e códigos próprio. Então, se você comprar um kit da Tamiya, por exemplo, os códigos das tintas só farão sentido para as tintas da própria Tamiya. Lembre-se de que você irá precisar de uma superfície ou recipiente para misturar as tintas. Eu particularmente uso uma base de vidro para isso.

Máscaras

Máscaras geralmente são fitas adesivas que protegem uma determinada área de seu kit durante a fase de pintura. São muito úteis para proteger áreas já pintadas, para criação de camuflagens e outros efeitos de pintura.

Outros itens diversos

All About Kits Essential ToolsOutros itens que podem ser muito úteis durante a montagem de seu kit são:

  • Cotonetes: para retirar o excesso de água na colocação dos decalques;
  • Palitos de dentes: para pequenos detalhes durante a pintura;
  • Pinças: para ajudar na colocação de peças e decalques sem sujas as mãos de cola ou tinta;
  • Tampas plásticas: as tampas de garrafas de refrigerantes podem ser muito úteis para a mistura de tintas;
  • Elásticos ou grampos de roupas: para manter as peças unidas durante a secagem da cola;
  • Pincéis: precisamos de pincéis para aplicar as tintas, certo?

Conclusão

Vários materiais podem ser encontrados em lojas de materiais comuns e sem gastar muito dinheiro. Mas, como todas as outras coisas, se você procura por qualidade então sempre procure por marcas dedicadas ao hobby. Estas empresas realmente irão entregar as melhores ferramentas, proporcionando os melhores resultados. É claro que o investimento será maior mas os resultados compensam.

Espero que estas dicas sejam boas pra você !

Um abraço!


Douglas Kreitlov

My info…





Tags: 

Deixe uma resposta

Comment
Nome*
Mail*
Website*